Sua vida financeira está um horror?

Arena de Notícias

Por Janaíne Pimentel

O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2 mil anos, chamado Samhain. Acreditava-se que, nesse dia, os mortos ou fantasmas se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos*.

Você já parou para pensar quais “maus espíritos” ou fantasmas podem estar aterrorizando sua vida financeira? Como você tem lidado com isso?

Confira abaixo uma lista com alguns “fantasmas” que assombram a vida financeira das pessoas e veja as dicas de “fantasias” ou “rituais” que você pode adotar para espantá-los:

Jogos de azar: então, já ouviu falar no jogo do tigrinho, no jogo do aviãozinho ou em apostas (bets)? É assustador o número de pessoas que acreditam que podem mudar a vida financeira desta forma e acabam ficando viciadas, sem controle sobre suas ações, endividadas e desesperadas. O ritual para afastar este mau espírito é a informação (entender que os algoritmos foram programados para o jogador perder, mesmo que ganhe no início), o autoconhecimento (analisar se você não está sendo influenciado por propagandas ou por um influencer que “supostamente” ganhou) e consciência que jogo vicia e é furada. Se já estiver viciado, procure ajuda.

Cartão de crédito: ele em sim não é uma assombração que veio roubar sua alma. Sua função é facilitar suas compras, sem precisar sair com dinheiro e te permite organizar para todos os pagamentos serem feitos em um único dia. Mas a fatura pode virar um monstro de outro mundo se você faz compras por impulso e não controla o nível de parcelamento. Eu já atendi uma pessoa que tinha mais de 80 compras parcelas no cartão e estava vivendo um verdadeiro horror em sua vida financeira. Mas calma que dá para escapar deste monstro. A primeira coisa é mapear tudo que deve (incluir cada compra parcelada e número de parcelas restantes), projetar os vencimentos futuros e não incluir mais nenhuma compra no cartão até que o orçamento esteja em ordem.

Dívidas sem planejamento: sabe aquela pessoa que se enrolou no cartão e pegou um empréstimo para pagar a fatura, mas não se organizou e continuou comprando sem critérios e que de novo recebeu uma fatura alta, que não conseguiu pagar novamente porque tinha a parcela do empréstimo para pagar também e que usou o cheque especial para pagar o mínimo e que já não sabe mais onde começou e onde vai parar? Estamos falando de quem foi pego pelo fantasma do super endividamento e está em pânico, sem conseguir sair da situação. Calma, respira que dá para sair dessa, mas para isso é necessário foco e organização. Comece mapeando sua vida financeira (use essa planilha para te ajudar nesta etapa). Avalie a possibilidade de trocar dívidas altas por dívidas com juros melhores (mas confere se a parcela vai caber no orçamento) Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, peça uma consultoria financeira.

Score negativo: sabe aquela consulta do Serasa ou outro bureaut que mostra que você está no pior cenário, o vermelho ... Que dureza, né? Não adianta não enfrentar o fantasma das dívidas não pagas e ficar em pânico cada vez que o telefone toca e vem a ansiedade: será que é da cobrança? Dá vontade sair correndo e gritando. Além disso, você não consegue fazer nada na vida com um score desse, pois não poderá acessar crédito para realizar um sonho como a casa própria, um carro ou uma viagem. É assustador saber que não poderemos realizar nossos sonhos, não é mesmo? Que tal enfrentar os fantasmas do passado, levantar todas as dívidas e pensar em um plano de regularização? Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para enfrentar esse bicho papão, peça uma consultoria financeira.

Falta de reserva de emergência: o carro quebrou, alguém na família ficou doente, algum eletrodoméstico pifou, apareceu uma oportunidade para aquele curso ou aquela viagem que você queria, perdeu o emprego ... Mas o fantasma da falta de dinheiro está solto por aí! Você não tem a grana que precisa para lidar com a situação. Evite que esse fantasma te pegue e comece hoje mesmo a guardar uma parte da sua renda para uma reserva de emergência. Veja com quanto pode começar e deposite um valor todo mês até completar pelo menos o equivalente a três vezes suas despesas mensais. Deixe esse valor guardado em um investimento sem riscos e com resgate automático, assim estará pronto para enfrentar esse fantasma a qualquer momento que ele aparecer.

Aposentadoria: a cada dia fica mais horripilante pensar como as pessoas vão viver com uma aposentadoria cada vez menor e com mais regras de acesso (aumento do tempo de contribuição, limitação do teto de recebimento, redução do valor a ser recebido, entre outras). As notícias sobre mudanças nas regras previdenciárias aparecem a todo momento, mas muita gente faz de conta que não está vendo esse fantasma rondando suas vidas. Então, é hora de começar a agir e colocar esse fantasma para correr. Procure fazer um investimento mensal automático para esse objetivo. Começa com o valor que puder, o ideal é que consiga chegar a 5% ou 10% do seu salário. Mas se ainda não consegue, que tal 1% ou 2%. Outra dica importante é fazer isso de forma recorrente (todos os meses). Pense como se fosse uma assinatura mensal para seu eu do futuro. Sabia que na Ativa você pode guardar todos os meses para sua aposentadoria, com ótimo rendimento e desconto direto da folha?

Você se lembrou de mais algum “mau espírito” que atrapalha a suas finanças e seu futuro? É hora de enfrentar de vez os fantasmas que te impedem de ter uma vida financeira saudável. Analise sua situação, pense quais destes fantasmas está te amedrontando e tome atitude para espantá-los de vez.

 *https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/halloween-descubra-as-origens-significado-e-outras-curiosidades-sobre-a-data